sexta-feira, 9 de maio de 2008

Algo sobre compreensão

Quando eu encontro um tempinho livre e despreocupado, gosto de me sentar para escrever. É uma forma terapêutica de dar vazão ao pensamento, além de ser um exercício para melhorar a minha comunicação. Por isso tenho tanta estima pelo meu blog, e pelos blogs dos meus amigos, que me permitem saber o que eles também estão sentindo. Blogs muitas vezes são um desabafório.

Existe muita coisa (diria até a maioria) que a escola não ensina, e que a gente só aprende mesmo prestando atenção na vida. Uma das que eu aprendi, nesse tempo todo, é que o estado de espírito de um contagia muitos. Desde então, tomo cuidado para que o meu ego, muitas vezes carente, não se atole no lodaçal da melancolia, contaminando quem eu mais amo e quero bem. Aprendi que a gente precisa ser feliz.

Desde então, adotei um pequeno ritual para escrever. Quando a dor de cotovelo aparece para um café, eu acabo sendo um pouco mal-educado e não a convidando para entrar. Converso com ela a sós, pela porta dos fundos, e logo me despeço, alegando outros compromissos. Tirando a metáfora de lado, isso quer dizer que eu escrevo minhas tolices necessárias em um caderno, que eu guardo aqui em casa. Porque escrever e publicar é coisa séria.

Para ir para o blog, o texto precisa passar no vestibular. Algo como as três peneiras, de Sócrates. Bem, é verdade que às vezes um ou outro faz a prova no chute e passa, como o texto anterior a esse. Mas em geral, eu penso da seguinte maneira: vamos equilibrar o mundo.

Já estamos carecas de ouvir a teoria de que para haver harmonia é preciso balancear o bem e o mal, e eu sei lá se concordo com isso. Mas de qualquer forma, mesmo que isso esteja certo, dá pra sentir que essa balança tem estado capenga ultimamente. As coisas positivas estão igual a torcida do Francisco Beltrão F. C. (alguém já ouviu falar deste time?), pulando alegremente em um canto do Maracanã, gritando alguma coisa que ninguém ouve direito, porque 99 em 100 cadeiras do estádio estão ocupadas por flamenguistas roxos e vibrantes.

(não estou associando o Flamengo às coisas negativas, por favor, só quis dar um exemplo. Não entendo de futebol.)

Fico besta de ver o mar de gente na porta do 13° DP, esperando a viatura chegar ou sair com o pai e a madrasta de Isabella. Mar de gente que espera horas para protestar e demonstrar indignação; tem gente que até falta no serviço para fazer isso. Oxalá, quem dera a galera tivesse esse pique todo para ficar na porta do Congresso Nacional, exigindo mais comprometimento dos "homens públicos" com suas promessas de campanha; na Avenida Paulista, em marcha pela conscientização ambiental; onde fosse, mas fazendo algo pelo seu próximo.

Se você concorda com o que eu disse, por favor, não se omita. Vamos, com muito prazer, nos levantar todos os dias com o ideal de vestir a camisa do Francisco Beltrão F.C. (no sentido metafórico ali de cima), ideal de fazer tudo diferente; de contestar a sociedade vigente de um modo inteligente: fazendo com sabedoria aquilo que deve ser feito e por algum motivo não é. Sejamos também "agentes modificadores", confeteando alegria por onde passarmos. Confeteando honestidade, confeteando compreensão.

Venha, você não está sozinho.

7 comentários:

Baiel disse...

ótimo! Mais uma vez percebo que tu é meu filho mesmo!Hehe. Além do seu comentário em meu blog já concordar comigo, seu post concorda com minhas idéias!

Filiados ao Francisco Beltrão F. C.!

Contra todo e qualquer tipo de ridiculismo prestado por cidadão que nada mais tem a fazer além de ir "mostrar sua posição" contra dois assassinos. Perdoe-me a palavra, mas ô idiotas, tem mais 550 no presídio de Taubaté que todo dia tomam banho de sol e são bancados pelo governo, pelo dinheiro que vocês pagam! E vocês não fazem nada! Lá tem também um deturpado estrupador que tira a inocência e o direito de escolha de dozelas indefesas! Não, não estou dizendo que é hora de ir no presídio reclamar deles, mas sim que falta um pouco de bom senso e visão de mundo! Oxe, vamos pensar, tem um político filho da mãe que ganha 15 salários por ano e mais auxílios, com re-ajuste que ele mesmo define, que vai lá só para ouvir falatório bonito! É contra esses que temos que nos mobilizar! Deixá-los impressionados com a força da sociedade! Mas pelo visto, essa sociedade que tanto desmerece o crime hediondo que foi cometido, só sabe sentar a bunda em frente a televisão para enfim assistir mais um episódio da polêmica novela das 8, que hoje trata do assunto só para ganhar o ibope dos sem cultura que acham que o único crime feio que existe é jogar a filha do sexto andar! FALTA SENSO! SEMANCOL!

Crime hediondo sim, mas anormal não! Soltar a filha do sexto andar parece pesado não!? Estuprar uma senhorita que não podia se defender, matráta-la e matá-la também parece a meu ver...

Rul, mais uma vez grande post! Que tal uma parceria qualquer dia!?
Hehe

Grande abraço! Fique com Deus...

E bom final de semana!

PS: Estou mexendo os pauzinhos, também rezo para que eu volte! ;)

Baiel disse...

Huahsuahs

Aliás, me desculpe o duplo comentário, mas tinha que dizer... sabe o link das três peneiras? (Que aliás li, e achei excelente!) Bom... husauhsa, é bem interessante, mas é melhor vc flar comigo pessoalmente, se é que me entende! ;)

Grande abraço!

Bárbara. disse...

Se eu pudesse escolher alguém pra ser na vida, eu talvez escolheria ser alguém bem parecido com você.

Eu vejo tanta gente reclamando do mundo, mas que não faz nada pra melhorar. Vejo tanta gente parada simplesmente deixando a vida levar.
Acho que eu me vejo em muitas pessoas.

Queria ter essa enorme vontade de fazer a diferença.

Eu sou bem a torcida do Flamengo! Não que eu goste do time, porque prefiro o Botafogo. :b

Thunay disse...

Ahhhh Desculpa Raul,mas não gostei¬¬


Poooooooxa djow!

O Mengo é o Mengo!

E sim eu sou bem flamenguista!
(tanto no sentido figurativo quanto o real)


Mas Vamos ao Assunto sério

É,o mundo vive problemas,mas de que adianta ficar moendo e remoendo o que já foi vomitado?

É tudo uma questão de mídia,por sinal já sabiam q pássou por uma sessão o corte do 13º salário?pois é foi aprovado,mas Viva as Isabellas elas deixam o mundo mais alegre e feliz,ao menos não ouvimos notícias piores.

[Sim,fui irônico.]

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
G disse...

Sinto sua falta.

G disse...

A mensagem anterior foi um desabafo velho, tipo, eu nunca me conformei de ter 'perdido' você como amigo, eu nunca entendi porque você parou de falar comigo, de sair, eu ligava ai e você não retornava...
Eu fiquei super triste, sei lá, pensei que você não queria ser mais meu amigo, principalmente depois que eu fui pra SJ que dai nem "oi" na escola não dava mais pra dar

E eu também sempre fico lembrando das matadas de Kumon pra ir na caverninha jogar x-box e play 2, das roladinhas de Tommy, dos nossos joguinhos de RPG Maker, das dormidas na casa um do outro, das campanhas, de quando a gente ficava jogando videogame eternamente, bomber man for life :P

Essa época foi a que eu mais curti cara, mas eu ainda não sei o porque que do nada você mudou assim, você deve ter tido o seu motivo, ou motivos, mas eu nunca entendi

Também te considero meu amigão ainda cara, pra mim você, o nardo e o gecko serão melhores amigos eternos, mesmo cada um tomando um caminho diferente, só não queria que nós nos afastassemos..

Minha mãe também sempre perguntou o que que aconteceu, mas eu nunca soube explicar.. Mas mesmo assim ela sempre me ajudou, porque eu fiquei triste pra caramba, mas acontece né
Quando eu voltar eu quero te ver cara, sinto muita falta mesmo da sua amizade, do 'meu Raulk Hiwar' :D

Abraço amigão, fica com Deus